TEMA:
“Sustentabilidade: Atitudes do homem a favor do meio ambiente”.
Data: 24 de Novembro de 2012
O que deverá ser produzido
pelas crianças com a colaboração e envolvimento dos pais?
1-
Confecção
dos objetos: cada turma ficará responsável pelos
seguintes temas:
2º ano A/B – Móveis ou eletrônicos para
casa
3º ano A/B – Objetos de decoração
4º ano A/B – Brinquedos
5º ano A/B – Jogos
As
professoras definirão com as crianças o que será de responsabilidade de cada
grupo, portanto, a tarefa não é de total escolha do aluno.
2-
Diário
de bordo, isto é, registro do que foi realizado em de todas as
etapas do trabalho.
O
diário pode ser um caderno de capa dura ou confecção própria. De preferência,
ele deve ser resistente, uma vez que será manuseado com freqüência. Anotem
tudo!
As
crianças terão que manter uma organização nas datas quando fizerem o relato.
Essas
datas podem ser aleatórias (não há necessidade de ser organizada pela
professora e sim será de responsabilidade dos alunos), porém precisam estar em
ordem crescente.
Exemplo:
25/09/2012
– Fiz a pesquisa sobre a história do objeto que irei confeccionar.
27/09/2012
– Fiz a pesquisa sobre os materiais que poderei utilizar para a confecção do
meu produto;
30/09/2012
– Apresentação e entrega da primeira etapa do trabalho para a professora;
E
assim sucessivamente, até a finalização do trabalho.
3- Fotos: a quantidade ficará
a critério do professor, provavelmente três
por etapa. Todas as etapas devem ser registradas através de fotos para a
montagem dos cartazes. Os pais e as crianças poderão tirar fotos: do diário de
bordo, dos materiais que serão utilizados antes da confecção do produto, das
etapas da construção (inclusive quando a criança e pais estiverem com “a mão na
massa”), do(s) local (is) em que ele foi construído, entre outros. Documentar
todo o caminho percorrido até a conclusão do trabalho. Registrem tudo!
4-
Cartazes
com as fotos e observações escritas dos acontecimentos.
Pode ser feito individualmente ou em grupo (a critério do professor); as fotos
podem ser acrescentadas também no diário de bordo.
5- Entrevista com os pais;
Orientações:
A
turma será dividida em grupos. Cada grupo terá um tema diferente, porém cada
criança deverá confeccionar o seu produto individualmente em casa (apenas com o
auxílio dos pais). Dessa forma, eles terão que fazer a pesquisa sobre a
história do seu respectivo tema. Além disso, será necessário pesquisar o tempo
de decomposição na natureza de todos os materiais utilizados no trabalho.
É
interessante que os pais dos alunos (ou responsáveis) tenham noções claras do
trabalho do 4º bimestre, pois no dia da
apresentação, as crianças poderão
fazer perguntas a eles sobre o que foi desenvolvido, ou poderá ser
solicitado que elas façam uma entrevista
com os responsáveis e acrescentem no diário de bordo. As perguntas deverão
ter a orientação das professoras. Elas poderão ser realizadas como tarefa de
casa ou com o apoio do grupo em sala de aula (a critério do professor).
A organização do que será pedido aos alunos e a avaliação
de cada fase do processo é de responsabilidade da professora. Portanto, caso
tenham alguma dúvida, favor buscar ajuda com antecedência, pois no dia da
entrega das etapas, as crianças serão avaliadas de 0 a 10. Depois, essas notas
serão divididas de acordo com a quantidade das etapas. Caso as fases sejam entregues
após o combinado, a criança perderá pontuação (a critério do professor).
Relembrando: este trabalho
será interdisciplinar, portanto, valerá nota para todas as matérias;
Contamos com a parceria e
colaboração de todos!
Atenciosamente,
A coordenação
Nenhum comentário:
Postar um comentário