segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TRABALHO DA FEIRA CULTURAL 2012


TEMA: “Sustentabilidade: Atitudes do homem a favor do meio ambiente”.

Data: 24 de Novembro de 2012

 

O que deverá ser produzido pelas crianças com a colaboração e envolvimento dos pais?

1-    Confecção dos objetos: cada turma ficará responsável pelos seguintes temas:

 

2º ano A/B – Móveis ou eletrônicos para casa

3º ano A/B – Objetos de decoração

4º ano A/B – Brinquedos

5º ano A/B – Jogos

 

As professoras definirão com as crianças o que será de responsabilidade de cada grupo, portanto, a tarefa não é de total escolha do aluno.

 

 

2-    Diário de bordo, isto é, registro do que foi realizado em de todas as etapas do trabalho.

O diário pode ser um caderno de capa dura ou confecção própria. De preferência, ele deve ser resistente, uma vez que será manuseado com freqüência. Anotem tudo!

As crianças terão que manter uma organização nas datas quando fizerem o relato.

Essas datas podem ser aleatórias (não há necessidade de ser organizada pela professora e sim será de responsabilidade dos alunos), porém precisam estar em ordem crescente.

 

Exemplo: 

 

25/09/2012 – Fiz a pesquisa sobre a história do objeto que irei confeccionar.

27/09/2012 – Fiz a pesquisa sobre os materiais que poderei utilizar para a confecção do meu produto;

30/09/2012 – Apresentação e entrega da primeira etapa do trabalho para a professora;

 

E assim sucessivamente, até a finalização do trabalho.

 

 

 

 

3-    Fotos: a quantidade ficará a critério do professor, provavelmente três por etapa. Todas as etapas devem ser registradas através de fotos para a montagem dos cartazes. Os pais e as crianças poderão tirar fotos: do diário de bordo, dos materiais que serão utilizados antes da confecção do produto, das etapas da construção (inclusive quando a criança e pais estiverem com “a mão na massa”), do(s) local (is) em que ele foi construído, entre outros. Documentar todo o caminho percorrido até a conclusão do trabalho. Registrem tudo!

 

4-    Cartazes com as fotos e observações escritas dos acontecimentos. Pode ser feito individualmente ou em grupo (a critério do professor); as fotos podem ser acrescentadas também no diário de bordo.

 

5-    Entrevista com os pais;

Orientações:

A turma será dividida em grupos. Cada grupo terá um tema diferente, porém cada criança deverá confeccionar o seu produto individualmente em casa (apenas com o auxílio dos pais). Dessa forma, eles terão que fazer a pesquisa sobre a história do seu respectivo tema. Além disso, será necessário pesquisar o tempo de decomposição na natureza de todos os materiais utilizados no trabalho.

É interessante que os pais dos alunos (ou responsáveis) tenham noções claras do trabalho do 4º bimestre, pois no dia da apresentação, as crianças poderão fazer perguntas a eles sobre o que foi desenvolvido, ou poderá ser solicitado que elas façam uma entrevista com os responsáveis e acrescentem no diário de bordo. As perguntas deverão ter a orientação das professoras. Elas poderão ser realizadas como tarefa de casa ou com o apoio do grupo em sala de aula (a critério do professor).

            A organização do que será pedido aos alunos e a avaliação de cada fase do processo é de responsabilidade da professora. Portanto, caso tenham alguma dúvida, favor buscar ajuda com antecedência, pois no dia da entrega das etapas, as crianças serão avaliadas de 0 a 10. Depois, essas notas serão divididas de acordo com a quantidade das etapas. Caso as fases sejam entregues após o combinado, a criança perderá pontuação (a critério do professor).

Relembrando: este trabalho será interdisciplinar, portanto, valerá nota para todas as matérias;

Contamos com a parceria e colaboração de todos!

Atenciosamente,

A coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário