Tema
dos 2º Anos: Remontando a nossa casa de forma sustentável
Móveis
de casa:
Essa atividade será
cobrada em sala por etapas e cada uma delas será avaliada pela professora em
dias diferentes.
1°
etapa: ( 01/10/12)
Neste
dia, será solicitado ao aluno para trazer um diário de bordo (uma agenda, ou caderno de capa dura ou pode ser
confeccionado em casa. Bem caprichado!!!!) com o objetivo de registrar todos os
acontecimentos referentes ao trabalho.
Conhecimento
sobre a entrevista com os pais (Para ser entregue na última etapa. Ela deverá
constar no final do diário de bordo).
Questões da entrevista com
os pais:
1) Relate
os pontos positivos e negativos que você encontrou na realização deste
trabalho.
2) Qual
foi o momento mais marcante na elaboração deste trabalho?
3) Qual
foi o seu papel na construção do móvel?
4) Se
você pudesse dar uma nota para esse trabalho, que nota você daria?
5) O
que você aprendeu?
6) Você
usaria o objeto que você fez na sua casa?
2°
etapa: ( 08/10/12)
Nesta etapa a
criança irá montar um “esboço” do
objeto que será desenvolvido para o dia da feira. Este pode ser feito através
de desenho com a contribuição dos pais. Para as educadoras, será interessante
saber o que a criança está imaginando em relação a confecção do trabalho.
É importante
deixar claro que o objeto para o dia da feira será feito em tamanho real ou
próximo do real e não em miniatura.
3°
etapa: ( 15/10/12)
Nesta
data, o aluno levará para a escola o seu diário de bordo com os registros das
etapas até o momento para que a professora faça o acompanhamento e reforce as
instruções. As fotos serão cobradas para que as professoras tenham a
compreensão do desenvolvimento/construção do trabalho.
4°
etapa: ( 22/10/12)
Neste dia, o aprendiz trará um cartaz
explicativo com todas as informações dos que foram utilizados na confecção do
móvel, como: o material utilizado, seu tempo de deterioração na natureza, como
ele foi construído, etc. Trazer o diário de bordo com um número maior de
anotações.
Este
cartaz também fará parte do trabalho no dia da apresentação.
5°
etapa: ( 21/11/12)
Trazer o diário de bordo e o cartaz pronto. Caso tenham
outras fotos do trabalho, elas poderão fazer parte da decoração do evento.
6°
etapa: ( 23/11/12)
Os alunos trarão a confecção do trabalho, o
diário de bordo e os cartazes finalizados. Os aprendentes, no período de aula,
farão junto com a professora a montagem da casa em sala de aula com os móveis
para a realização da exposição interativa no dia 24 de novembro.
Será realizada uma pré – apresentação em sala.
Neste dia, as crianças apresentarão e
discutirão sobre a concretização do produto final (o objeto). Será necessário
que eles apresentem os materiais utilizados (o cartaz), com frases sobre: o que
gostou mais de fazer, onde encontrou mais dificuldade, como foi para elas
desenvolverem o móvel. Esses relatos deverão ser escritos com mais detalhes no
diário de bordo.
A professora fará as observações necessárias
referentes a apresentação.
7°
etapa: ( 24/11/12)
FEIRA
CULTURAL:
Exposição e apresentação dos cômodos da casa
com os móveis criados pelos pais e alunos.
Interação entre pais e alunos na hora da
apresentação.
A presença e participação de pelo menos um
dos responsáveis será fundamental para a concretização deste trabalho.
Observação: Os objetos não
serão em miniatura e sim do tamanho real ou próximo dele.
Todas as etapas serão
avaliadas pelas professoras.
Cronograma
criado pelas docentes :
Fábia 2° ano B e Keila 2°
ano A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário