segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cronograma do projeto “Sustentabilidade” - 2º Ano A/B


Tema dos 2º Anos: Remontando a nossa casa de forma sustentável

Móveis de casa:

Essa atividade será cobrada em sala por etapas e cada uma delas será avaliada pela professora em dias diferentes.

1° etapa: ( 01/10/12)

Neste dia, será solicitado ao aluno para trazer um diário de bordo (uma agenda, ou caderno de capa dura ou pode ser confeccionado em casa. Bem caprichado!!!!) com o objetivo de registrar todos os acontecimentos referentes ao trabalho.

 

Conhecimento sobre a entrevista com os pais (Para ser entregue na última etapa. Ela deverá constar no final do diário de bordo).

 

Questões da entrevista com os pais:

1)    Relate os pontos positivos e negativos que você encontrou na realização deste trabalho.

2)    Qual foi o momento mais marcante na elaboração deste trabalho?

3)    Qual foi o seu papel na construção do móvel?

4)    Se você pudesse dar uma nota para esse trabalho, que nota você daria?

5)    O que você aprendeu?

6)    Você usaria o objeto que você fez na sua casa?

2° etapa: ( 08/10/12)

Nesta etapa a criança irá montar um “esboço” do objeto que será desenvolvido para o dia da feira. Este pode ser feito através de desenho com a contribuição dos pais. Para as educadoras, será interessante saber o que a criança está imaginando em relação a confecção do trabalho.

É importante deixar claro que o objeto para o dia da feira será feito em tamanho real ou próximo do real e não em miniatura.

 

3° etapa: ( 15/10/12)

Nesta data, o aluno levará para a escola o seu diário de bordo com os registros das etapas até o momento para que a professora faça o acompanhamento e reforce as instruções. As fotos serão cobradas para que as professoras tenham a compreensão do desenvolvimento/construção do trabalho.

4° etapa: ( 22/10/12)

 Neste dia, o aprendiz trará um cartaz explicativo com todas as informações dos que foram utilizados na confecção do móvel, como: o material utilizado, seu tempo de deterioração na natureza, como ele foi construído, etc. Trazer o diário de bordo com um número maior de anotações.

Este cartaz também fará parte do trabalho no dia da apresentação.

 

5° etapa: ( 21/11/12)

Trazer o diário de bordo e o cartaz pronto. Caso tenham outras fotos do trabalho, elas poderão fazer parte da decoração do evento.

6° etapa: ( 23/11/12)

Os alunos trarão a confecção do trabalho, o diário de bordo e os cartazes finalizados. Os aprendentes, no período de aula, farão junto com a professora a montagem da casa em sala de aula com os móveis para a realização da exposição interativa no dia 24 de novembro.

Será realizada uma pré – apresentação em sala.

Neste dia, as crianças apresentarão e discutirão sobre a concretização do produto final (o objeto). Será necessário que eles apresentem os materiais utilizados (o cartaz), com frases sobre: o que gostou mais de fazer, onde encontrou mais dificuldade, como foi para elas desenvolverem o móvel. Esses relatos deverão ser escritos com mais detalhes no diário de bordo.

A professora fará as observações necessárias referentes a apresentação.

 

7° etapa: ( 24/11/12)

 

FEIRA CULTURAL:

 

Exposição e apresentação dos cômodos da casa com os móveis criados pelos pais e alunos.

Interação entre pais e alunos na hora da apresentação.

A presença e participação de pelo menos um dos responsáveis será fundamental para a concretização deste trabalho.

 

Observação: Os objetos não serão em miniatura e sim do tamanho real ou próximo dele.

Todas as etapas serão avaliadas pelas professoras.

Cronograma criado pelas docentes :

Fábia 2° ano B e Keila 2° ano A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário