Cronograma do
projeto “Sustentabilidade”
Tema do 4º ano:
Criando brinquedos de forma sustentável.
Brinquedos:
Essa atividade será cobrada em
sala de aula por etapas e cada uma delas será avaliada pela professora em dias
diferentes.
1ª etapa:
(15/10/12)
Neste dia, será solicitado ao
aluno trazer um diário de bordo (uma agenda, ou caderno de capa dura ou poderá
ser algo confeccionado em casa. Favor utilizar materiais recicláveis). Não
esqueçam de tirar fotos do trabalho, pois elas serão cobradas em outras
etapas.
Não
será permitido comprar os materiais para a confecção dos jogos. Favor utilizar
recursos que seriam jogados no lixo.
- Entrevista com os pais (para ser
entregue na última etapa. Ela deverá constar no final do diário de
bordo).
Questões da
entrevista com os pais:
- Relate os pontos positivos e negativos que você encontrou na realização deste trabalho.
- Qual o momento mais marcante na elaboração deste trabalho?
- Qual foi o seu papel na construção do brinquedo?
- Se você pudesse dar uma nota para esse trabalho, que nota você daria?
- O que você aprendeu?
- Você brincaria em casa com o brinquedo confeccionado por você?
- Teve dificuldades em manusear os materiais reciclados?
2ª etapa:
(22/10/12)
Nesta etapa, a criança irá montar
um “esboço” do objeto que será desenvolvido para o dia da feira. Este poderá ser
feito através de desenho com a contribuição dos pais. Para as educadoras, será
interessante saber o que a criança está imaginando em relação à confecção do
trabalho. É importante deixar claro que o objeto para o dia da feira será em
tamanho real e pronto para uso.
3ª etapa:
(29/10/12)
Nesta data, o aluno levará para a
escola o seu diário de bordo (pode acrescentar fotos) e com os registros das
etapas até o momento, para que a professora faça o acompanhamento e reforce as
instruções. As fotos serão cobradas para que as professoras tenham a compreensão
do desenvolvimento/construção do trabalho.
4ª etapa:
(05/11/12)
Neste dia, o aluno trará um cartaz
explicativo com todas as informações que utilizaram na confecção do brinquedo,
tais como: pesquisa sobre a história do brinquedo, material utilizado, seu tempo
de deterioração na natureza, como ele foi construído, etc. Trazer o diário de
bordo com um número maior de anotações.
Observações:
Este cartaz também fará parte do trabalho no dia da apresentação. Ele pode ser
feito com papelão, painel, mural ou qualquer outro recurso que a criança possui
em casa, porém não está sendo utilizado pela família.
5ª etapa:
(12/11/12)
Trazer o diário de bordo e o
cartaz prontos. Caso tenham outras fotos do trabalho, elas poderão fazer parte
da decoração do evento.
6ª etapa:
(19/11/12)
Os alunos trarão a confecção do
trabalho e o diário de bordo finalizado. Eles farão uma pré-apresentação em sala
de aula, explicando como este foi realizado. Neste dia, as crianças apresentarão
e discutirão sobre a concretização do produto final (o brinquedo). Será
necessário que eles apresentem os materiais utilizados (o cartaz), com frases
sobre: o que gostou mais de fazer; onde encontrou mais dificuldade; como foi
para eles desenvolverem o brinquedo. Esses relatos deverão ser escritos com mais
detalhes no diário de bordo.
7ª etapa:
(24/11/12)
FEIRA
CULTURAL:
Exposição e apresentação do
trabalho;
Interação entre pais e alunos na
hora da apresentação;
A presença e a participação de
pelo menos um dos responsáveis serão fundamentais para a concretização do
trabalho.
Observação:
Cada grupo deverá preparar as etapas da confecção do brinquedo para demonstrar
como foi feito o trabalho no dia da apresentação.
Bom trabalho!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário