quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cronograma Projeto 5º Ano A/B

Cronograma do projeto “Sustentabilidade”
Tema do 5º ano: Criando jogos de forma sustentável.
Jogos:
Essa atividade será cobrada em sala de aula por etapas e cada uma delas será avaliada pela professora em dias diferentes.
1ª etapa: (15/10/12)
Neste dia, será solicitado ao aluno trazer um diário de bordo (uma agenda, ou caderno de capa dura ou poderá ser algo confeccionado em casa. Favor utilizar materiais recicláveis). Não esqueçam de tirar fotos do trabalho, pois elas serão cobradas em outras etapas.
Não será permitido comprar os materiais para a confecção dos jogos. Favor utilizar recursos que seriam jogados no lixo.
- Entrevista com os pais (para ser entregue na última etapa. Ela deverá constar no final do diário de bordo).
Questões da entrevista com os pais (acrescentar no diário de bordo):
  1. Relate os pontos positivos e negativos que você encontrou na realização deste trabalho.
  2. Qual o momento mais marcante na elaboração deste trabalho?
  3. Qual foi o seu papel na construção do brinquedo?
  4. Se você pudesse dar uma nota para esse trabalho, que nota você daria?
  5. O que você aprendeu?
  6. Você brincaria em casa com o brinquedo confeccionado por você?
  7. Teve dificuldades em manusear os materiais reciclados?
2ª etapa: (22/10/12)
Nesta etapa a criança irá montar um “esboço” do objeto que será desenvolvido para o dia da feira. Este poderá ser feito através de desenho com a contribuição dos pais. Para as educadoras, será interessante saber o que a criança está imaginando em relação à confecção do trabalho. É importante deixar claro que o objeto para o dia da feira será em tamanho real e pronto para uso.
Observação: O aluno terá que trazer as regras do jogo selecionado.
3ª etapa: (29/10/12)
Nesta data, o aluno deverá levar para a escola o seu diário de bordo (pode acrescentar fotos) e com os registros das etapas até o momento, para que a professora faça o acompanhamento e reforce as instruções. As fotos serão cobradas para que as professoras tenham a compreensão do desenvolvimento/construção do trabalho.
4ª etapa: (05/11/12)
Neste dia, o aluno terá que trazer um cartaz explicativo com fotos e com todas as informações que utilizaram na confecção do brinquedo, tais como: pesquisa sobre a história do jogo, material utilizado, seu tempo de deterioração na natureza, como ele foi construído, etc. Trazer o diário de bordo com um número maior de anotações.
Observações: Este cartaz também fará parte do trabalho no dia da apresentação. Ele pode ser feito com papelão, painel, mural ou qualquer outro recurso que a criança possui em casa, porém não está sendo utilizado pela família.
5ª etapa: (12/11/12)
Trazer o diário de bordo e o cartaz prontos. Caso tenham outras fotos do trabalho, elas poderão fazer parte da decoração do evento.
6ª etapa: (19/11/12)
Os alunos trarão a confecção do trabalho e o diário de bordo finalizado. Eles farão uma pré-apresentação em sala de aula, explicando como foi feito o trabalho. Neste dia, as crianças apresentarão e discutirão sobre a concretização do produto final (o jogo). Será necessário que eles apresentem os materiais utilizados (o cartaz), com frases sobre: o que gostou mais de fazer; onde encontrou mais dificuldade; como foi para eles desenvolverem o brinquedo. Esses relatos deverão ser escritos com mais detalhes no diário de bordo.
7ª etapa: (24/11/12)
FEIRA CULTURAL:
Exposição e apresentação do trabalho;
Interação entre pais e alunos na hora da apresentação;
A presença e a participação de pelo menos um dos responsáveis serão fundamentais para a concretização do trabalho.
Observação: Cada grupo deverá preparar as etapas da confecção do jogo para demonstrar como foi feito o trabalho no dia da apresentação.
Bom trabalho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário