segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TRABALHO DA FEIRA CULTURAL 2012


TEMA: “Sustentabilidade: Atitudes do homem a favor do meio ambiente”.

Data: 24 de Novembro de 2012

 

O que deverá ser produzido pelas crianças com a colaboração e envolvimento dos pais?

1-    Confecção dos objetos: cada turma ficará responsável pelos seguintes temas:

 

2º ano A/B – Móveis ou eletrônicos para casa

3º ano A/B – Objetos de decoração

4º ano A/B – Brinquedos

5º ano A/B – Jogos

 

As professoras definirão com as crianças o que será de responsabilidade de cada grupo, portanto, a tarefa não é de total escolha do aluno.

 

 

2-    Diário de bordo, isto é, registro do que foi realizado em de todas as etapas do trabalho.

O diário pode ser um caderno de capa dura ou confecção própria. De preferência, ele deve ser resistente, uma vez que será manuseado com freqüência. Anotem tudo!

As crianças terão que manter uma organização nas datas quando fizerem o relato.

Essas datas podem ser aleatórias (não há necessidade de ser organizada pela professora e sim será de responsabilidade dos alunos), porém precisam estar em ordem crescente.

 

Exemplo: 

 

25/09/2012 – Fiz a pesquisa sobre a história do objeto que irei confeccionar.

27/09/2012 – Fiz a pesquisa sobre os materiais que poderei utilizar para a confecção do meu produto;

30/09/2012 – Apresentação e entrega da primeira etapa do trabalho para a professora;

 

E assim sucessivamente, até a finalização do trabalho.

 

 

 

 

3-    Fotos: a quantidade ficará a critério do professor, provavelmente três por etapa. Todas as etapas devem ser registradas através de fotos para a montagem dos cartazes. Os pais e as crianças poderão tirar fotos: do diário de bordo, dos materiais que serão utilizados antes da confecção do produto, das etapas da construção (inclusive quando a criança e pais estiverem com “a mão na massa”), do(s) local (is) em que ele foi construído, entre outros. Documentar todo o caminho percorrido até a conclusão do trabalho. Registrem tudo!

 

4-    Cartazes com as fotos e observações escritas dos acontecimentos. Pode ser feito individualmente ou em grupo (a critério do professor); as fotos podem ser acrescentadas também no diário de bordo.

 

5-    Entrevista com os pais;

Orientações:

A turma será dividida em grupos. Cada grupo terá um tema diferente, porém cada criança deverá confeccionar o seu produto individualmente em casa (apenas com o auxílio dos pais). Dessa forma, eles terão que fazer a pesquisa sobre a história do seu respectivo tema. Além disso, será necessário pesquisar o tempo de decomposição na natureza de todos os materiais utilizados no trabalho.

É interessante que os pais dos alunos (ou responsáveis) tenham noções claras do trabalho do 4º bimestre, pois no dia da apresentação, as crianças poderão fazer perguntas a eles sobre o que foi desenvolvido, ou poderá ser solicitado que elas façam uma entrevista com os responsáveis e acrescentem no diário de bordo. As perguntas deverão ter a orientação das professoras. Elas poderão ser realizadas como tarefa de casa ou com o apoio do grupo em sala de aula (a critério do professor).

            A organização do que será pedido aos alunos e a avaliação de cada fase do processo é de responsabilidade da professora. Portanto, caso tenham alguma dúvida, favor buscar ajuda com antecedência, pois no dia da entrega das etapas, as crianças serão avaliadas de 0 a 10. Depois, essas notas serão divididas de acordo com a quantidade das etapas. Caso as fases sejam entregues após o combinado, a criança perderá pontuação (a critério do professor).

Relembrando: este trabalho será interdisciplinar, portanto, valerá nota para todas as matérias;

Contamos com a parceria e colaboração de todos!

Atenciosamente,

A coordenação

Cronograma do projeto “Sustentabilidade” - 2º Ano A/B


Tema dos 2º Anos: Remontando a nossa casa de forma sustentável

Móveis de casa:

Essa atividade será cobrada em sala por etapas e cada uma delas será avaliada pela professora em dias diferentes.

1° etapa: ( 01/10/12)

Neste dia, será solicitado ao aluno para trazer um diário de bordo (uma agenda, ou caderno de capa dura ou pode ser confeccionado em casa. Bem caprichado!!!!) com o objetivo de registrar todos os acontecimentos referentes ao trabalho.

 

Conhecimento sobre a entrevista com os pais (Para ser entregue na última etapa. Ela deverá constar no final do diário de bordo).

 

Questões da entrevista com os pais:

1)    Relate os pontos positivos e negativos que você encontrou na realização deste trabalho.

2)    Qual foi o momento mais marcante na elaboração deste trabalho?

3)    Qual foi o seu papel na construção do móvel?

4)    Se você pudesse dar uma nota para esse trabalho, que nota você daria?

5)    O que você aprendeu?

6)    Você usaria o objeto que você fez na sua casa?

2° etapa: ( 08/10/12)

Nesta etapa a criança irá montar um “esboço” do objeto que será desenvolvido para o dia da feira. Este pode ser feito através de desenho com a contribuição dos pais. Para as educadoras, será interessante saber o que a criança está imaginando em relação a confecção do trabalho.

É importante deixar claro que o objeto para o dia da feira será feito em tamanho real ou próximo do real e não em miniatura.

 

3° etapa: ( 15/10/12)

Nesta data, o aluno levará para a escola o seu diário de bordo com os registros das etapas até o momento para que a professora faça o acompanhamento e reforce as instruções. As fotos serão cobradas para que as professoras tenham a compreensão do desenvolvimento/construção do trabalho.

4° etapa: ( 22/10/12)

 Neste dia, o aprendiz trará um cartaz explicativo com todas as informações dos que foram utilizados na confecção do móvel, como: o material utilizado, seu tempo de deterioração na natureza, como ele foi construído, etc. Trazer o diário de bordo com um número maior de anotações.

Este cartaz também fará parte do trabalho no dia da apresentação.

 

5° etapa: ( 21/11/12)

Trazer o diário de bordo e o cartaz pronto. Caso tenham outras fotos do trabalho, elas poderão fazer parte da decoração do evento.

6° etapa: ( 23/11/12)

Os alunos trarão a confecção do trabalho, o diário de bordo e os cartazes finalizados. Os aprendentes, no período de aula, farão junto com a professora a montagem da casa em sala de aula com os móveis para a realização da exposição interativa no dia 24 de novembro.

Será realizada uma pré – apresentação em sala.

Neste dia, as crianças apresentarão e discutirão sobre a concretização do produto final (o objeto). Será necessário que eles apresentem os materiais utilizados (o cartaz), com frases sobre: o que gostou mais de fazer, onde encontrou mais dificuldade, como foi para elas desenvolverem o móvel. Esses relatos deverão ser escritos com mais detalhes no diário de bordo.

A professora fará as observações necessárias referentes a apresentação.

 

7° etapa: ( 24/11/12)

 

FEIRA CULTURAL:

 

Exposição e apresentação dos cômodos da casa com os móveis criados pelos pais e alunos.

Interação entre pais e alunos na hora da apresentação.

A presença e participação de pelo menos um dos responsáveis será fundamental para a concretização deste trabalho.

 

Observação: Os objetos não serão em miniatura e sim do tamanho real ou próximo dele.

Todas as etapas serão avaliadas pelas professoras.

Cronograma criado pelas docentes :

Fábia 2° ano B e Keila 2° ano A.