quinta-feira, 30 de maio de 2013

CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS – 2º BIMESTRE 2013 - 5º ANO A/B

Prepare-se para as avaliações bimestrais. Estude diariamente, recordando o que foi explicado em sala de aula. Estude na apostila e reveja seu caderno. Na apostila parecem ser muitas páginas, mas devemos lembrar que há desenhos e espaços com tamanhos grandes. Não se preocupe você aprendeu tudo nas aulas, fez as tarefas e estamos sempre revisando! Bom estudo!


PORTUGUÊS – 2ª FEIRA (03/06/13)

Estudar páginas: P.103 até 158
Estudar as lições de casa + caderno. Obs: Da apostila estudar só gramática e ortografia.

CIÊNCIAS – 3ª FEIRA (04/06/13)

Estudar páginas: 01 até 55
Estudar as lições de casa e os exercícios do caderno.

INGLÊS
4ª FEIRA - Manhã (05/06/13)
5ª FEIRA - Tarde (06/06/13) 

Estudar páginas: Capítulo 1 e 2 da apostila de Inglês do 2° bimestre.
Estudar as lições de casa e os exercícios do caderno.

MATEMÁTICA
5ª FEIRA (06/06/13) Manhã
4° FEIRA (05/06/13) Tarde
Estudar páginas: P.107 até 155
Estudar as lições de casa e os exercícios do caderno.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA – 6ª FEIRA (07/06/13)

Geografia: P.01 até 41
História: P.56 até 90
Estudar as lições do caderno.




CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS – 2º BIMESTRE 2013 - 4º ANO A/B

Prepare-se para as avaliações bimestrais. Estude diariamente, recordando o que foi explicado em sala de aula. Estude na apostila e reveja seu caderno. Na apostila parecem ser muitas páginas, mas devemos lembrar que há desenhos e espaços com tamanhos grandes. Não se preocupe você aprendeu tudo nas aulas, fez as tarefas e estamos sempre revisando! Bom estudo!


PORTUGUÊS – 2ª FEIRA (03/06/13)

Estudar páginas: P.83 até 142
Estudar as lições de casa + caderno. Obs: Da apostila estudar só gramática e ortografia.

CIÊNCIAS – 3ª FEIRA (04/06/13)

Estudar páginas: 01 até 38
Estudar as lições de casa e os exercícios do caderno.

INGLÊS
4ª FEIRA Manhã (05/06/13)
5ª FEIRA Tarde (06/06/13) 

Estudar páginas: Capítulo 1 e 2 da apostila de Inglês do 2° bimestre.
Estudar as lições de casa e os exercícios do caderno.

MATEMÁTICA
5ª FEIRA Manhã (06/06/13)
4º FEIRA Tarde (05/06/13)

Estudar páginas: 63 até 118
Estudar as lições de casa e os exercícios do caderno.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA – 6ª FEIRA (07/06/13)

Geografia: P.03 até 59
Estudar as lições do caderno.



Avaliações 3º Ano B – 2º Bimestre 2013

03/06 (Segunda-feira)                      Avaliação de História e Geografia

                                                         P. 02 a 33.

04/06 (Terça-feira)                         Avaliação de Ciências
                                                        P. 01 a 44.

05/06 (Quarta-feira)                       Avaliação de Língua Portuguesa
                                                        P. 81 a 133.

06/06 (Quinta-feira)                        Avaliação de Inglês
                                                        Capítulo 1 e 2 da apostila.
 

07/06 (Sexta-feira)                          Avaliação de Matemática
                                                        P. 79 a 114

Observações Importantes: Em dia de prova procure trazer pelo menos 2 lápis pretos, a borracha, o apontador e os lápis de cor, devidamente apontados. Não será permitido “empréstimos” durante a realização da prova.
Não esqueça da caixa com os sólidos geométricos para a prova de Matemática!

Bom estudo!!!!!
JJJ

Avaliações 3º Ano A – 2º Bimestre 2013

03/06 (Segunda-feira)                      Avaliação de História e Geografia

                                                         P. 02 a 33

04/06 (Terça-feira)                           Avaliação de Ciências
                                                        P. 01 a 44


05/06 (Quarta-feira)                           Avaliação de Inglês
                                                        Capítulo 1 e 2 da apostila.

06/06 (Quinta-feira)                           Avaliação de Língua Portuguesa
                                                        P. 81 a 133.


07/06 (Sexta-feira)                             Avaliação de Matemática
                                                        P. 79 a 114.


Observações Importantes: Em dia de prova procure trazer pelo menos 2 lápis pretos, a borracha, o apontador e os lápis de cor, devidamente apontados. Não será permitido “empréstimos” durante a realização da prova.
Não esqueça da caixa com os sólidos geométricos para a prova de Matemática!

Bom estudo!!!!!
JJJ

CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES DO 2º BIMESTRE – 2º ANO A/B - MENSAL

Srs. Pais,
Chegou o momento da avaliação do seu(a) filho(a).  Devemos tomar alguns cuidados:
Evitem faltas e atrasos em dias de provas;
·         Verifiquem o estojo, que deverá constar:
ü  No mínimo dois lápis pretos apontados;
ü  Borracha e apontador;
ü  Lápis de cor apontados (12 cores básicas).
Esses detalhes contribuirão para organização do seu filho(a) durante as atividades, mantendo-o(a) concentrado(a)
  • Avaliação de Ciências - 03/06/2013 (segunda-feira)
Conteúdo:
                                I.            O ambiente de todos (pags. 1, 2,3);
                             II.            Como nascem os bichos (pags. 12 a 16);
                           III.            Locomoção dos animais (pags, 17 e 18);
                          IV.            A Cobertura dos Animais (pags. 19 e 20);
                             V.            Como se Alimentam (pags. 21 a 25).

·         Avaliação de Matemática - 04/06/2013 (terça-feira)
Conteúdo:
                                I.            Passeio pelo Zoológico (pags. 79 a 82, 135 a 138);
                             II.            Contando os animais de um rebanho (pags.93 e 94, 97 a 99, 139 a 142);
                           III.            Hora de resolver problemas (pags. 109 a 115, 143 a 146);
                          IV.            Adição e Subtração

·         Avaliação de Inglês.
05/06/2013 (quarta-feira – período da manhã 2º A)
06/06/2013 (quinta-feira – período da tarde 2º B)
Conteúdo: capítulo 1 e 2 da apostila do 2º bimestre.

·         Avaliação de História e Geografia.
05/06/2013 (quarta-feira – período da tarde 2º B)
06/06/2013 (quinta-feira – período da manhã 2º A)
Conteúdo:
                                I.            Casa um direito de todos (pags. 3 a 9);
                             II.            Casas também têm história (pags. 10 a 13);
                           III.            Maneiras de morar (pags. 18 a 21);
                          IV.            Bicho tem Casa? (pags. 27 a 29).

·         Avaliação da Língua Portuguesa – 07/06/2013
Conteúdo:
                                I.            Texto e Interpretação
                             II.            Produção de Texto (texto fatiado)
                           III.            Descobrindo nossa Língua (pags. 68 a 71,75, 85, 86, 98 a 100, 140, 144, 150)
                          IV.            Masculino e Feminino (caderno de casa)



Bom estudo!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Cronograma do projeto – Sarau Cultural Tema dos 2º ano A/B: ÁGUA UM BEM ESSENCIAL PARA VIDA.


1º Etapa: (13/05/2013)
·        O aluno terá que responder as seguintes perguntas no Diário de Bordo, ou seja, no Diário Gentil.

a)     Por que precisamos de água para sobreviver?
b)    Qual a importância da água para todos os seres vivos?
c)     Será que um dia a água poderá acabar no planeta?
d)    Como podemos preserva este bem tão precioso para todos?

·        Para isso, terá que fazer uma pesquisa pode ser no site da Sabesp, em revistas, livros ou jornais.

 2º Etapa: (20/05/2013)

·        Dando continuidade ao projeto Pequenos Atos, Grandes Atitudes cada criança irá confeccionar um boneco de sucata, que será um super herói das águas do planeta. Por exemplo: criar um boneco com rolinho de papel higiênico. No Diário de Bordo deverá constar um esboço do boneco fazendo sua defesa no meio ambiente.

3º Etapa: (27/05/2013)

·        Nesta etapa o aluno deverá trazer um cartaz, feito em cartolina com desenhos, pinturas ou colagens, contendo no mínimo 3 (três) dicas de como economizar água.

Etapa: (03/06/2013)

·        Cada aluno deverá ensaiar em casa uma apresentação que será realizada no dia 22/06/2013. Como por exemplo: teatro, jogral e apresentação de música com o auxilio dos responsáveis (esta divisão será feita em sala de aula).
Será enviado um comunicado do que cada aluno e responsável terá que realizar. (Para apresentação cada aluno ficará a vontade para criar uma fantasia).
No Diário de Bordo deverá constar o registro do diálogo entre o mestre e o aprendiz (aluno / responsável) fotos.

5º Etapa: (10/06/2013)

·        Os alunos trarão o Diário de Bordo pronto com todas as anotações e fotos de cada etapa do trabalho, nele deverá constar uma entrevista realizada com os pais tendo as seguintes perguntas.

1)    Você saberia me responder à quantidade de água doce disponível no mar?
2)    É possível tratar a água do mar?
3)    Você deixa a torneira ligada ao ensaboar a louça?
4)    Qual é a quantidade de tempo necessário para tomar um banho?
5)    Como você ensinaria a uma criança a importância do uso consciente da água?

6º Etapa: (22/06/2013)

SARAU CULTURAL :
Exposição e apresentação de cada etapa do trabalho: Pesquisa sobre a água, boneco super herói, manual de bolso, cartaz e diário de bordo.
 A presença e participação de pelo menos um dos responsáveis será fundamental para a concretização deste trabalho.
Obs. O manual de bolso sobre o uso consciente da água será confeccionado nas aulas de informática.

Cronograma criado pelas docentes:
Fábia 2º ano B e Keila 2 º ano A 

Cronograma do projeto- Sarau Cultural Tema: “Água” 4º e 5º ano A/B


                          

1ª ETAPA (17-05-2013)

 Pesquisa sobre a forma de apresentação do projeto (música, teatro, poema, acróstico, jogral...). As formas de apresentação já foram escolhidas e as turmas deverão pesquisar sobre elas. Trazer as pesquisas.

2ª ETAPA (24-05-2013)

Entregar a pesquisa dos itens abaixo para trabalhar o tema “Água”. Livre escolha.
Deverá ser registrado no Diário Gentil/Diário de Bordo.
  • Conscientização;
  • Importância;
  • Falta da água (seca);
  • Utilidades;
  • Água no organismo e alimentos;
  • Prejuízos (enchentes).

A criança deverá utilizar essa pesquisa como recurso para a construção de sua tarefa cultural.

3ª ETAPA (29-05-2013)
Entrega do Diário Gentil/Diário de Bordo com os registros de todos os processos realizados até essa data.

Nesta etapa, as crianças deverão entregar a entrevista realizada com os pais, com as seguintes perguntas:
1) Qual a importância da água na sua vida?
2) Como é feito o abastecimento de água na sua casa?
3) De que forma você ajuda no uso consciente da água?
4) Já passou por algum racionamento de água? Conte como foi essa experiência.

Registrá-la no diário de bordo. Pode conter outras perguntas caso a família e a criança sentirem necessidade de explorar mais o tema.

4ª ETAPA (07-06-2013)
Entregar as anotações do Diário Gentil/Diário de Bordo: o rascunho da elaboração do projeto, o diálogo entre o mestre e aprendiz (criança e pais) e as fotos, As professoras orientarão as crianças a forma de realização deste diálogo.
No diário deverá constar como ocorreu o processo criativo, isto é, de que forma a criança e a família construíram as idéias.

5ª ETAPA (14-06-2013)

Entrega do Diário Gentil/ bordo com a opinião do aluno e dos pais sobre o trabalho. Dessa forma, elaborar uma produção de texto, com aproximadamente 10 linhas que comentem sobre as facilidades e dificuldades encontradas na execução do trabalho, inclusive como foi a sua preparação para o dia da apresentação do sarau.
Observação. Os alunos deverão estar bem encaminhados para a apresentação do dia 22-06-2013 junto com o responsável que o acompanhou durante todo o percurso. Lembrando que a participação de um dos responsáveis em todas as etapas do trabalho, inclusive no dia do sarau, será indispensável para o sucesso da avaliação final.

6ª ETAPA (19-06-2013)
Entregar um cartaz sobre o tema desenvolvido pelo aluno, contendo fotos e comentários do processo de criação, isto é, ideias de todas as etapas do trabalho. Registrem o máximo de informações!

7ª ETAPA (22-06-2013)
SARAU CULTURAL
Apresentação da tarefa artística com a participação dos pais.
Neste dia, serão expostos também as pesquisas, manual de bolso, cartaz, fotos e Diário Gentil/bordo.
OBS: O manual de bolso sobre o uso consciente da água será confeccionado durante as aulas de informática.
É imprescindível a presença de um dos responsáveis.

Profªs: Elisangela, Vivian e Mirian (4º e 5º ano)     

Cronograma do Projeto Cultural “Sarau – Tema: Água” - 3º ano A/B 2º Bimestre – 2013


          
Sarau Cultural é um evento cultural ou musical onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação.

Tarefa Cultural que deve ser elaborada: ________________________________________

OBS.: A tarefa cultural deve ser elaborada em cima do tema “Água”. A apresentação não deve ultrapassar 5 minutos.

.
Diário de Bordo:

O caderno deverá ser encapado com papel pardo e o aluno enfeitará a capa (lembrando do tema). Não se esqueça de colocar seu nome e o ano (3º A ou 3ºB).
Será um relato feito pelo aluno de cada uma das etapas do trabalho. Em todas as etapas o aluno deve escrever tudo o que for importante e juntamente fotografar ou desenhar o que já foi feito.

1ª Etapa – Data de entrega do diário de bordo: Dia 14/05/2013

Será realizada uma entrevista com os pais. As perguntas e as respostas devem ser registradas no diário de bordo.

1. Você saberia responder a quantidade de água doce disponível no planeta?
2. É possível tratar a água do mar?
3. Você deixa a torneira ligada ao ensaboar a louça?
4. Qual é a quantidade de tempo necessária para se tomar banho?
5. Ao lavar as roupas, você utiliza a mesma água para enxaguar e ensaboar?
6. Você utiliza balde ou mangueira para lavar o seu carro? E o quintal?
7. O que você ensinaria a uma criança a importância do uso consciente da água?

2ª Etapa – Data de entrega do diário de bordo: Dia 21/05/2013

Fazer uma breve pesquisa sobre a água (essa pesquisa deve ser escrita no diário de bordo), pensando nas seguintes perguntas:
·        Qual é a importância da água para todos os seres vivos?
·        Como podemos ajudar na preservação da água?

3ª Etapa – Data de entrega do diário de bordo: Dia 28/05/2013

Confeccionar um cartaz explicativo e ilustrativo com informações sobre o uso consciente da água, dicas sobre economia e razões para cuidar bem da água. Capriche no seu cartaz! Não se esqueça de registrar com foto no diário de bordo.

4ª Etapa – Data de entrega do diário de bordo: Dia 28/05/2013

Início da elaboração da tarefa cultural. Registrar o que já foi feito através da escrita e da fotografia (ou desenho).


5ª Etapa – Data de entrega do diário de bordo: Dia 11/06/2013

Término da elaboração da tarefa cultural. Registrar o que já foi feito através da escrita e da fotografia (ou desenho).

6ª Etapa – Data de entrega do diário de bordo, do cartaz e do objeto: Dia 18/06/2013

Nessa etapa o aluno e os pais devem escrever uma pequena conclusão sobre o trabalho. Lembrar de detalhes, tal como: o que aprendeu com todo o desenvolvimento do trabalho, e o que mais julgar importante.

7ª Etapa – Data de entrega definitiva do diário de bordo e do cartaz: Dia 21/06/2013

Neste dia o aluno deverá trazer pronto o diário de bordo e o cartaz para organizarmos tudo em sala.  


8ª Etapa – Dia 22/06/2013

Exposição e apresentação do Sarau Cultural. É imprescindível a presença de um dos pais do aluno.


Observação: Cada etapa será controlada e avaliada pela professora. Não deixe de realizá-las! Em caso de dúvidas escreva com antecedência na agenda.

Bom trabalho!!
Prof.ª Cristina

terça-feira, 7 de maio de 2013

Livro Utilizado no 2º Bimestre - 2º ano A/B


Srs. Pais ou responsáveis,

            Gostaria de comunicá-los que os livros utilizados para o 2° ano durante o ano de 2013 serão:
O PEIXINHO ROMEU

Editora: Cuore

Autora: Maria Antonia Pietrucci Gonzalez
                                                                                                                               
COBRAS E LAGARTOS
Editora: FTD
Autora: Vania Amarante

            Pedimos a gentileza que eles sejam providenciados  ou encomendados  logo  no início do ano letivo para não ocorrer dificuldades futuras.
           
Atenciosamente,
                                                                                                                                                    
A coordenação

Observação: Sugerimos que a compra ou encomenda seja realizada na Mickey Papelaria e Bazar.
Av. do Rio Pequeno, 1022     telefone: 37147714
Av. Otacílio Tomanik, 242     telefone: 37358530

Livro Utilizado no 2º Bimestre - 4º ano A/B


Srs. Pais ou responsáveis,

            Gostaria de comunicá-los que os livros utilizados para o 4° ano durante o ano de 2013 serão:
A ÁGUA DO PLANETA AZUL

Editora: FTD

Autora: Fernando Carraro

VIVEMOS JUNTOS – DE OLHO NOS DIREITOS E DEVERES
Editora: FTD
Autora: Edson Gabriel Garcia

A FEBRE DO PLANETA – CIDADANIA AMBIENTAL
Editora: FTD
Autora: Edson Gabriel Garcia
           
Pedimos a gentileza que eles sejam providenciados  ou encomendados  logo  no início do ano letivo para não ocorrer dificuldades futuras.
Atenciosamente,
                                                                                                                                             
A coordenação

Observação: Sugerimos que a compra ou encomenda seja realizada na Mickey Papelaria e Bazar.
Av. do Rio Pequeno, 1022               telefone: 37147714
Av. Otacílio Tomanik,  242               telefone: 37358530